sábado, 29 de agosto de 2009

O inefável


Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz
Gilberto Gil



Há algum tempo atrás, eu me espantava com as pessoas que oravam em línguas na igreja. Achava aquilo tão sem fundamento. - Não pertenço a nenhuma religião. Mas como tenho amigos cristãos... - Pensava o porquê daquilo, se não fazia sentido, eram sons que não produziam significado algum. No entanto, observando um pouco mais a minha vida e meus sentimentos, pensei em quantas vezes aquilo que eu nunca consegui dizer era o que mais importava. Os meus sentimentos mais intensos eu nunca consegui organizar em palavras. Eles vertiam em choro, em riso, em olhares e gestos. Mas não em palavras. Nossas emoções não cabem nelas por inteiro, se derramam para muito além. Por mais que a gente tente dizer o que sente, vai sempre faltar. A palavra amor, por exemplo, não dá conta de todos os suspiros do meu coração. E a palavra dor às vezes é pequena demais pra tantos "ais" que a vida me dá.
Sim. Eu penso que as intensidades do coração são inefáveis. Mas é certo que é preciso achar maneira de desaguar as emoções senão a vida torna-se pesada por demais. Uma das formas mais naturais é o choro: "Nascemos e choramos. A nossa língua materna não é a palavra. O choro é o nosso primeiro idioma." (Mia Couto) É a nossa expressão mais natural. Choramos de tristeza, de alegria, de dor... Quando uma emoção é forte demais e não podemos suportar: Choramos. E como milagre, puro e divino, nos sentimos leves novamente.
Portanto, hoje, quando vejo pessoas orando em línguas - entoando aqueles sons que não me dizem nada -, eu já não me espanto mais. Compreendo. Porque a oração é um choro: quando me desnudo de razões e volto a ser natural como um bebê. Pois somos o que as palavras não dão conta. E o que eu mais preciso é o que eu não sei dizer.

6 comentários:

  1. Estou aqui procurando o adjetivo certo para dar ao texto...legal, não...muito lindo!
    Realmente, você deu a resposta para minha pergunta. Não vou tomá-la como minha opinião, mas é uma contribuição e tanto para formá-la. =D
    Linda também é essa frase do Mia, né? Muito legal.

    Assino embaixo quanto a importância do choro.
    Ele nos varre, mesmo.

    Parabéns pelo texto.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Eduardo!
    Eu sou apaixonada pelo Mia. Ele é tudo de boom...rsrs

    ResponderExcluir
  3. agora que li com atenção o teu "quem sou eu".

    que lindo que ele é!

    parabéns!

    e,sim, manoel e bartolomeu são maravilhosos =D

    ResponderExcluir
  4. o choro realmente é de fundamental importância em nossas vidas ,pois tenho comigo que seja a palavra solidificada daquilo que nao podemos conter.
    Lindo Ca
    bjus
    Margarethe
    Paranaguá-Pr

    ResponderExcluir